Friday, January 29, 2021

Como Escolher Uma Escova de Dentes – 5 Dicas Infalíveis!

Olá, leitores! Como estão? No post de hoje, nós, da JM Odontologia Integrada, daremos ótimas dicas de como escolher uma escova de dentes.

Afinal de contas, apesar de ser um item simples, muitas pessoas não sabem como escolher a melhor escova de dente.

Hoje, vamos falar um pouco sobre essa ferramenta importante da higiene bucal, e dar algumas dicas para que você escolha sua escova com segurança, para garantir bons resultados na escovação.

5 Dicas Para Escolher Uma Escova de Dentes

Se você já sentiu problemas na escovação, então, você deve rever seus conceitos na hora de escolher sua próxima escova. Então, confira abaixo nossas dicas de como escolher uma escova de dentes:

1 – Formato

Tudo é importante na hora de escolher uma escova de dentes, e a primeira observação é em relação ao formato. O ideal é que a escova possua um formato da ponta mais fino, para alcançar os dentes mais escondidos.

Pois algumas escovas têm o formato retangular sem variações. E isso pode dificultar na hora de alcançar os dentes que ficam na parte posterior.

Portanto, opte por modelos com pontas mais arredondadas e finas.

2 – Tipos de cerdas

As cerdas da escova escolhida devem ser macias. Nada de usar escovas duras. As escovas macias não ferem a gengiva. Assim como também não retiram o esmalte dos dentes.

Além disso, essas cerdas devem ser volumosas e com pontas arredondadas, maximizando a retirada de placa.

3 – Cabo

Ergonomia é a palavra chave na hora de escolher sua escova de dentes. O cabo deve permitir uma boa pegada, que evite escapes no momento da escovação, mantendo a mão do usuário bem firme.

Pois, além de evitar acidentes e machucados na gengiva, também facilita o processo de escovação.

4 – Escova para quem usa aparelho

Se você usa aparelho dentário, optar por uma escova ortodôntica é muito importante, para que se garanta uma higienização perfeita.

Esse tipo de escova, com formato específico para limpar dentes e aparelho, possibilita uma escovação detalhada, que os tipos normais não oferecem para quem está passando por uma correção na posição dos dentes.

5 – Avalie se vale a pena comprar uma escova elétrica

As elétricas são boas opções, principalmente para pessoas mais idosas, ou com a mobilidade reduzida.

A retirada da placa é bem eficiente. Assim, ela garante que o usuário tenha um bom resultado ao retirar a placa e resíduos de forma mais fácil.

Sendo assim, não deixe de entrar em contato com a JM Odontologia Integrada, e agendar uma avaliação.

Atendemos pelo telefone (11) 5587-2121, WhatsApp (11) 94761-0649 e também pelo e-mail: contato@jmodontologiaintegrada.com.br.



source https://jmodontologiaintegrada.com.br/como-escolher-uma-escova-de-dentes-5-dicas-infaliveis/

Monday, January 18, 2021

Ansiedade e Bruxismo – Confira Aqui Qual a Relação

Olá leitores! Como estão? No post de hoje, falaremos sobre a ansiedade e bruxismo, e como tratar esse problema tão incômodo.

Você já reparou se costuma apertar muito os dentes, e a região do maxilar, quando se sente estressado ou ansioso durante o dia?

Ou talvez já ouviu alguém mencionar que você rangeu muito os dentes enquanto dormia. Isso pode ser bruxismo.

Esse problema é bastante comum e possui duas versões diferentes, que apresentam causas e tratamentos diversos. Enfim, continue lendo e entenda mais sobre esse assunto.

O Que é Bruxismo?

O bruxismo nada mais é que uma doença oral, que leva o paciente a ranger ou apertar continuamente os dentes quando está dormindo. Até mesmo quando está acordado, em alguns casos.

Além disso, o bruxismo pode estar ligado a vários fatores, dependendo do momento em que acontece, se é durante o dia, ou à noite.

Então, vamos conhecer um pouco mais sobre os tipos de bruxismo, e a importância de procurar ajuda para controlar esse problema.

Bruxismo Diurno e Noturno

Existem dois tipos de bruxismo, sendo que ambas possuem causas diferentes. São eles:

  • Bruxismo diurno

No caso do bruxismo diurno, a pessoa afetada aperta os dentes, e a região do maxilar de forma involuntária. Com isso, ela causa uma pressão na área dos dentes e ossos da região.

Esse tipo acontece por fatores de ordem emocional, como o estresse, a ansiedade, tensões do dia a dia, entre outros.

No geral, o problema não causa consequências graves. Porém, pode trazer reações desagradáveis, como dores de cabeça fortes, desgaste dos dentes, tensão em ossos da face, sangramentos gengivais, etc.

Portanto, o tratamento da ansiedade e bruxismo diurno devem ser feitos de forma simultânea.

  • Bruxismo noturno

No caso do bruxismo noturno, o ranger dos dentes ocorre à noite. Nesse caso, ele não acontece por estresse e tensão, mas sim, por distúrbios relacionados ao sono, ou ao uso de medicamentos antidepressivos.

Aliás, muitas pessoas acreditam que o bruxismo noturno acontece em um dia estressante. No entanto, não é bem assim.

Além de ser provocado pelos fatores já citados, pode também ser causado por problemas neurológicos ou respiratórios, como a apneia do sono.

Como Tratar Ansiedade e Bruxismo

O tratamento para o bruxismo vai depender das causas do problema. Assim como de uma análise criteriosa do seu dentista, para definir a melhor alternativa.

Para o tratamento do bruxismo diurno, podem ser usadas placas nos dentes, ou mesmo um app para acompanhar o progresso do paciente no controle do problema.

No entanto, é necessário que o paciente se mantenha firme, e controle a pressão nos dentes.

No caso do bruxismo noturno, costuma-se usar medicamentos e placas nos dentes.

Além disso, se o problema estiver relacionado à ansiedade e estresse, então, tratamentos paralelos, como consultas psicológicas, por exemplo, também ajudam a melhorar a qualidade do sono.

O ideal é que, ao notar que você possa estar passando pelo problema, consulte seu dentista e procure pela orientação e tratamentos adequados ao seu quadro.

Enfim, entre em contato com a JM Odontologia Integrada, e agente uma avaliação.

Atendemos pelo telefone (11) 5587-2121, WhatsApp (11) 94761-0649 e também pelo e-mail: contato@jmodontologiaintegrada.com.br.



source https://jmodontologiaintegrada.com.br/ansiedade-e-bruxismo-confira-aqui-qual-a-relacao/