Monday, September 27, 2021

Quais são as causas da língua geográfica? Confira Aqui!

Olá, leitores! Hoje, a JM Odontologia Integrada trouxe um assunto bem interessante: causas da língua geográfica.

Você já ouviu falar em língua geográfica? Sabe o que é e como identificar? Basicamente, esse problema causa a impressão de estar olhando para um mapa de linhas de metrô, ou um mapa rodoviário, cheia de “linhas” ou “riscos” que percorrem toda a região.

Se você já olhou para a sua língua e teve a sensação de estar olhando um mapa, então provavelmente, você já teve esse problema. Mas não precisa se preocupar, pois ele não ameaça a saúde e é totalmente benigno.

Enfim, vamos te contar aqui o que é esse distúrbio, que também é chamado de eritema migratório, ou glossite migratória, e quais são as suas principais causas!

Causas e sintomas da língua geográfica

A causa principal da língua geográfica não é conhecida, pois os estudiosos não conseguem associar esse problema a somente uma causa.

No entanto, a NORD (National Organization for Rare Diseases) conseguiu assimilar que a aparência da língua geográfica é resultante de uma inflamação.

Na maioria das vezes, quem sofre desse distúrbio possui uma cobertura na língua com pequenas protuberâncias, chamadas de papilas pelos profissionais da saúde.

Se essas protuberâncias desaparecerem, elas se transformam em áreas vermelhas e lisas, que possuem bordas elevadas. E podem mudar de tamanho e de lugar todos os dias. Assim, a língua fia diferente todas as vezes que você olha para ela.

Esse problema pode durar semanas, mas, geralmente, ele não gera desconforto. Além disso, também não é necessário tratar com remédios. O problema desaparece sozinho com o tempo, sendo muito comum que volte a aparecer no futuro.

Causas da língua geográfica

Mas, então, quais são as causas desse problema?

Como comentamos, não existe uma causa exata. Mas ela pode estar associada a fatores hereditários, a asma, rinite alérgica, estresse, psoríase e, até mesmo, falta de algumas vitaminas no organismo.

Geralmente, as pessoas que apresentam esse problema, podem sentir um pouco de sensibilidade ou dor na língua quando consomem alimentos mais ácidos ou condimentados. Assim como também pode ser comum que a língua fique irritada com alimentos e bebidas.

A tendência é que o problema não precise de tratamento. No entanto, se a dor e o incômodo aumentarem e não melhorarem com o tempo, vale a pena marcar uma consulta com um médico especialista para avaliar melhor a sua situação.

Atendemos pelo telefone (11) 5587-2121, WhatsApp (11) 91308-6561 e também pelo e-mail: contato@jmodontologiaintegrada.com.br.



source https://jmodontologiaintegrada.com.br/quais-sao-as-causas-da-lingua-geografica-confira-aqui/

Monday, September 20, 2021

O que causa as aftas? Tire todas as suas dúvidas aqui!

Como estão, leitores? Hoje, nós da JM Odontologia Integrada vamos falar sobre aftas, um problema muito comum, e que incomoda muito.

Todo mundo já sofreu com a dor chata das aftas, que surgem na nossa boca da noite por dia! Mas você já parou para pensar no que causa esse problema?

Essas feridas são muito comuns ao redor do mundo todo, e podem causar muito desconforto ao realizar atividades como falar ou comer.

Enfim, continue lendo e confira aqui tudo sobre esse assunto!

O que são as aftas?

Trata-se de um tipo de feridas ulcerativas que surgem na boca e que, geralmente, acontecem nos lábios, na língua, na parte interna das bochechas, na base da gengiva ou no céu da boca. Independente do local, elas costumam incomodar bastante!

No geral, existem três tipos de aftas:

  • As menores;
  • Maiores;
  • E herpetiforme.

As menores são pequenas e ovais, possuem o centro branco ou amarelado, e uma borda vermelha.

As maiores, por sua vez, são mais profundas e possuem bordas elevadas e irregulares. Por fim, as herpetiformes são um conjunto de feridas bem pequenas, podendo resultar de até 100 feridas!

Causas das aftas

Mas, afinal, quais são as causas das aftas? Elas não são doenças contagiosas, e nem surgem por conta de herpes ou vírus.

Na verdade, não possuem uma causa exata e podem surgir por conta de fatores diversos.

Dentre esses fatores, os mais comuns são os seguintes:

  • Por conta de carência de vitaminas ou minerais no organismo, principalmente zinco, B12, ferro e ácido fólico;
  • Como resultado de lesões bucais causadas por escovação, tratamentos dentários, prática de esportes ou mordidas na região da bochecha;
  • Advindas de sensibilidade alimentar, causada por alimentos muito ácidos (como abacaxi e limão), alimentos condimentados, chocolate e café.
  • Por conta de alterações hormonais, principalmente no caso do período menstrual no caso das mulheres.
  • E como resultado de doenças e afecções que acometem, principalmente, o sistema imunológico.

O que fazer quando surgir uma afta?

O processo de cicatrização da afta ocorre, na maioria dos casos, de forma natural, sendo que os piores dias são os primeiros, quando a ferida fica exposta e pode causar bastante dor.

Aftas pequenas costumam cicatrizar totalmente em 15 dias, enquanto que as maiores podem demorar um pouco mais.

Por isso, para auxiliar nesse processo, o ideal é não consumir alimentos ácidos, condimentados e álcool, pois podem piorar a dor e a ferida.

Atendemos pelo telefone (11) 5587-2121, WhatsApp (11) 91308-6561 e também pelo e-mail: contato@jmodontologiaintegrada.com.br.



source https://jmodontologiaintegrada.com.br/o-que-causa-as-aftas-tire-todas-as-suas-duvidas-aqui/

Monday, September 13, 2021

Como tratar úlceras na boca? Quais as principais causas?

Como estão vocês, leitores? A equipa da JM Odontologia Integrada falará nesse post sobre as úlceras na boca. Portanto, continue lendo para tirar todas as suas dúvidas.

Trata-se de lesões pequenas, que podem acabar surgindo na parte de dentro das bochechas. Ou, então, na base das gengivas.

Apesar de não serem contagiosas e, na grande maioria das vezes, desaparecem sozinhas em cerca de 15 dias, elas podem gerar muito desconforto, principalmente para comer e para falar.

Muitas pessoas procuram saber como tratá-las para aliviar o desconforto mais rapidamente. No entanto, alguns atos podem acabar piorando a úlcera, e causando ainda mais dor.

Por isso, vamos te contar como você pode tratar úlceras na boca de forma eficiente, e sem causar maiores danos!

Tipos de úlceras orais

As úlceras orais podem ser de três tipos: as menores, as principais e o herpetiforme.

As menores possuem entre 2 e 8 mm, e somem sozinhas em até 15 dias. As principais, por sua vez, são maiores, um pouco mais profundas e possuem a borda irregular ou elevada, podendo levar semanas para curá-las e, ainda, podem deixar cicatriz na boca.

Em contrapartida, as herpetiforme, são um conjunto de várias feridas pequenas, que podem causar muita dor.

Causas para as úlceras na boca

Apesar de não existir uma causa certa para o surgimento das úlceras orais, os principais fatores são:

  • Lesões que são causadas por fio dental ou escovas de dentes;
  • Enxaguantes ou pastas de dente com muito sódio ou sulfato;
  • Lesões por morder a parte de dentro da bochecha;
  • Lesões em esportes;
  • Sensibilidade a alguns alimentos (como limão e abacaxi);
  • Respostas alérgicas;
  • Falta de vitaminas (como a B12);
  • Infecções e estresse.

Sintomas

Os principais sintomas das úlceras orais são a dor dentro da boca e na língua, as feridas redondas que surgem (geralmente brancas com borda avermelhada), febre, cansaço e lentidão e inchaço nos gânglios.

Como tratar as úlceras na boca?

No geral, as úlceras orais somem sozinhas em cerca de duas semanas. Mas, como são incômodas, alguns procedimentos podem ser feitos para aliviar a dor e o desconforto.

Enfim, veja abaixo os principais métodos para tratar:

  • Aplique um pouco de bicarbonato de sódio em cima da ferida;
  • Utilize leite de magnésia para bochecho e para aplicar em cima da úlcera;
  • Use benzocaína;
  • Coloque gelo em cima do local dolorido;
  • Procure enxaguantes com esteroides;
  • Use remédios naturais como chá de alcaçuz.

Mas, se a úlcera persistir por muito tempo, o ideal é procurar um médico especialista para estudar a causa. Pois ele será a melhor pessoa para indicar o tratamento correto.

Atendemos pelo telefone (11) 5587-2121, WhatsApp (11) 91308-6561 e também pelo e-mail: contato@jmodontologiaintegrada.com.br.

 



source https://jmodontologiaintegrada.com.br/como-tratar-ulceras-na-boca-quais-as-principais-causas/

Friday, September 10, 2021

Conheça aqui quais são as 6 doenças bucais mais comuns

Olá, leitores e leitoras! Tudo bem? A JM Odontologia Integrada falará neste post, sobre as 6 doenças bucais mais comuns de acontecer. Então, leia até o final e fique por dentro de tudo!

As doenças bucais são algumas das mais comuns na população do mundo todo, independente da faixa etária, e dos hábitos da população.

No entanto, apesar disso, a sua presença exige atenção e cuidado. Afinal, as doenças bucais podem acabar comprometendo a saúde da pessoa como um todo. Assim como a qualidade de vida.

Por isso, elaboramos este artigo para te mostrar quais são as 6 doenças bucais mais comuns e te ajudar a ficar de olho na sua saúde bucal e evitar maiores complicações no futuro. Confira!

6 doenças bucais mais comuns

Gengivite

A gengivite é uma doença periodontal causada pelo acúmulo de bactérias na gengiva, que acabam se transformando em tártaro. Além disso, se não tratar, ela pode levar à perda dos dentes no longo prazo.

Cáries

As cáries são, disparadamente, a doença bucal mais comum no mundo inteiro!

Elas aparecem em qualquer fase da vida. As causas são, principalmente, excesso de açúcar e má higienização.

Os sintomas são: hipersensibilidade do dente, dor e manchas pretas.

Sapinho

A candidíase bucal, ou sapinho, é a doença que se desenvolve com o fungo Candida. A sua transmissão pode ser oralmente, através do beijo e do contato íntimo.

Suas características são as manchas brancas que se espalham por toda a boca, e o surgimento de caroços ou aftas.

Periodontite

Essa é uma das doenças bucais mais graves, podendo levar à perda dos dentes. Assim como também pode causar problemas muito mais sérios, como infarto.

A periodontite é o estágio mais avançado da gengivite. Por isso, a importância de tratá-la. Alguns sintomas são: mau hálito, dor, dentição amolecida e inflamação.

Tártaro

O tártaro, ou cálculo bucal, refere-se a uma placa de bactérias que surge e não é não sai. Dessa forma, ele fica semelhante a uma calcificação nos dentes.

Halitose

A halitose é o nome do famoso mau hálito. Apesar de não ser, necessariamente, uma doença, ela pode ser um sintoma de problemas mais graves, como a cárie, gengivite, saburra lingual, xerostomia e periodontite.

No geral, pessoas que sofrem de halitose possuem mau hálito mesmo com a boca limpa, e sem consumir nenhum alimento.

Portanto, se você apresenta algum desses problemas, é essencial procurar ajuda de um profissional.

Atendemos pelo telefone (11) 5587-2121, WhatsApp (11) 91308-6561 e também pelo e-mail: contato@jmodontologiaintegrada.com.br.

 

 



source https://jmodontologiaintegrada.com.br/conheca-aqui-quais-sao-as-6-doencas-bucais-mais-comuns/

Friday, August 27, 2021

Confira aqui dicas de como restaurar o esmalte dos dentes

Você sabia que existem formas de restaurar o esmalte dos dentes e manter a boa aparência da sua boca? Então, confira tudo o que a JM Odontologia Integrada trouxe para você no post de hoje.

O cuidado com a aparência dos dentes é algo que vem preocupando cada vez mais e mais pessoas, trazendo muitas dúvidas para aqueles que querem manter os dentes sempre saudáveis.

O esmalte dos dentes é algo que sofre muito com a ação do tempo. E isso tem a ver com nossa alimentação, bem como com outros aspectos que também precisamos levar em conta.

Hoje, vamos falar mais a respeito da restauração do esmalte, como fazer, o que causa o desgaste e outras informações importantes.

O que desgasta o esmalte dos dentes?

Diversos fatores podem provocar a perda ou desgaste do esmalte dos dentes, dentre eles a alimentação.

Alguns alimentos com muito açúcar ou bem cítricos, podem ajudar a desgastar ainda mais o esmalte dos dentes. Assim como também acontece com quem abusa dos refrigerantes.

Entretanto, você não precisa parar de comer esses alimentos, apenas regrar esse consumo, para evitar problemas. Além disso, também é necessário escovar os dentes logo após consumi-los.

Como restaurar o esmalte dos dentes

É possível sim realizar a restauração do esmalte dos dentes, mas você precisa ter em mente que apenas o seu dentista poderá determinar qual o tipo de tratamento é o melhor para o seu caso.

Há alguns tratamentos eficientes, como o uso de cremes dentais que contenham fluoreto, ou mesmo suplementos de cálcio e vitamina D.

Existem diversos tratamentos que podem resultar na restauração do esmalte. Mas apenas o seu dentista poderá decidir que estratégia utilizar.

Considerações finais

Como vimos, existem diversas maneiras de tratar esse problema. Porém, você precisa tomar o primeiro passo, que é consultar o seu dentista para determinar as causas do desgaste.

Após o diagnóstico, o seu dentista será capaz de definir o tratamento ideal para o seu caso.

Portanto, se você estiver passando por esse problema, não deixe de buscar ajuda de um profissional para conter o avanço do desgaste, e voltar a sorrir novamente.

Atendemos pelo telefone (11) 5587-2121, WhatsApp (11) 94761-0649 e também pelo e-mail: contato@jmodontologiaintegrada.com.br.

 

 



source https://jmodontologiaintegrada.com.br/confira-aqui-dicas-de-como-restaurar-o-esmalte-dos-dentes/

Friday, August 20, 2021

O que é hipoplasia dentária? Tire todas as suas dúvidas!

Você sabe o que é a hipoplasia dentária? Pois é esse o tema que a JM Odontologia Integrada trouxe no post de hoje para vocês. Essa doença afeta, de alguma maneira, a formação de certas partes do organismo, inclusive os dentes.

No caso da dentição, o esmalte dos dentes acaba sendo muito prejudicado pela hipoplasia, com a formação de algumas alterações em sua estrutura e superfície.

Em se tratando de causas para a doença, vários problemas podem causar como, por exemplo, a falta de alimentação completa e adequada para a criança, ou até mesmo excesso de flúor aplicado.

Enfim, vamos agora saber mais a respeito da hipoplasia dentária, como tratar e quais os seus principais sintomas.

v

Como tratar a hipoplasia dentária?

Em relação a hipoplasia dentária, existem algumas opções de tratamento. Mas tudo depende sempre do quão grave é a doença.

De todo modo, um dos métodos é a utilização de pastas de dentes específicas, pois ajuda a remineralizar a área.

O tratamento ideal sempre dependerá do que seu dentista julgar importante ou necessário para o seu caso. Sendo assim, você não pode negligenciar a visita ao dentista, e o correto diagnóstico do problema.

Principais sintomas

Os sintomas da hipoplasia dentária dependem bastante da gravidade do problema. Mas, em geral, se apresentam como manchas brancas nos dentes, que podem ser maiores ou menores.

Algumas dessas manchas podem ter uma cor mais puxada para o marrom, conforme a gravidade também.

Aliás, esse é um dos maiores sintomas de um quadro de hipoplasia. Você pode até mesmo ver as manchas quando a doença está mais evidenciada.

Isso não dispensa de forma nenhuma a ida ao dentista, pois ele é a pessoa mais indicada para definir qual o melhor tratamento para o seu caso.

Apenas o especialista saberá identificar a gravidade da doença. Assim como o tratamento ideal para minimizar a situação.

Portanto, visite seu dentista em caso de dúvidas, e mantenha os seus dentes sempre saudáveis!

Atendemos pelo telefone (11) 5587-2121, WhatsApp (11) 94761-0649 e também pelo e-mail: contato@jmodontologiaintegrada.com.br.

 

 



source https://jmodontologiaintegrada.com.br/o-que-e-hipoplasia-dentaria-tire-todas-as-suas-duvidas/

Friday, August 13, 2021

Como evitar cárie no dente de leite?

Você sabe como evitar a cárie no dente de leite do seu filho? Cuidar da higiene bucal de uma criança é assunto sério. Esse cuidado, precisa ter sua devida importância na vida dos pequenos e ser visto como essencial para que a saúde infantil.

Entretanto, mesmo com todos os devidos cuidados sendo tomados, podem aparecer algumas lesões de cárie. O que é algo péssimo, pois as crianças ficam incomodadas.

Para te ajudar a evitar a cárie no dente de leite do seu filho e cuidar de forma correta da sua saúde bucal, preparamos esse texto. Portanto, continue acompanhando e saiba todos os cuidados necessários nessa fase. Boa leitura!

Afinal, como evitar cárie no dente de leite?

As crianças estão mais preocupadas em brincar do que cuidar da saúde. Afinal, essa é responsabilidade dos pais, ajudá-los a ter essa consciência. Com a saúde bucal não é diferente.

Existem três formas que são essenciais para ajudar a sua criança a cuidar melhor da saúde bucal e, assim, evitar a cárie no dente de leite. Veja:

  • As visitas ao odontopediatra deve ser periódica;
  • Fazer a escovação da forma correta e com frequência, usando a pasta de dente com a quantidade de flúor ideal para cada idade;
  • Ter uma alimentação saudável e sem excesso de açúcar.

Para ajudar seus filhos a terem uma boa escovação e assim evitar a cárie no dente de leite, sempre mostre a eles quando você está escovando os dentes. Afinal, eles adoram copiar tudo o que os pais fazem.

Como identificar a cárie no dente de leite?

Nas crianças com dente de leite pode ser um pouco difícil identificar a cárie. Isso porque eles não sabem expressar bem o que sentem. Portanto, preste sempre muita atenção na alimentação do seu filho.

Algumas mudanças podem indicar a cárie no dente de leite. São elas:

  • Dor ao mastigar ou morder;
  • Mudar a forma como ele mastiga;
  • Negar comida ou não querer comer.

É sempre importante observar todas as reações do seu filho. Qualquer mudança pode ser um sinal de incômodo.

Caso precise de um odontopediatra, conte com a nossa equipe!

Atendemos e marcamos sua consulta via Whatsapp: (11) 5587-2121 ou (11) 9.4761-0649.



source https://jmodontologiaintegrada.com.br/como-evitar-carie-no-dente-de-leite/

Friday, August 6, 2021

Qual a Pasta de Dente Ideal para Crianças?

Você sabe qual a pasta de dente ideal para crianças? Normalmente, achamos que elas podem usar a que nós, adultos, usamos. Mas nos esquecemos de que os pequenos estão em fase de transição dentária

Em primeiro lugar, as crianças devem se consultar com um odontopediatra, que é o profissional especialista nos cuidados da saúde bucal na infância. Afinal, elas precisam de orientações especiais para que os seus dentes estejam sempre saudáveis, tanto os de leite como os permanentes.

Para te ajudar, desenvolvemos esse texto para você saber qual a pasta de dente ideal para crianças. Portanto, continue acompanhando e veja qual o produto perfeito para se usar na infância.

Escolhendo a pasta de dente ideal para crianças

Um dos problemas comuns na saúde bucal das crianças é a fluorese. Ele é causado pelo excesso de flúor durante a escovação, agredindo os dentes de leites na infância. Esse alto teor de flúor ajuda a aparecer manchas nos dentes dos pequenos.

Hoje em dia, entende-se que a pasta de dente ideal para crianças deve conter até 1000ppm de flúor. Esse teor é o ideal para combater a cárie na infância. Além disso, a quantidade de creme dental na escova também deve ser dosada.

O ideal é que os pais coloquem o creme dental o equivalente a um grão de arroz na escova. As escovas das crianças também devem ter cerdas macias para não agredir os dentes.

Entretanto, caso os pais achem que a pasta de dente ideal para crianças é aquela mais adocicada, feita por marcas especializadas do mercado infantil, tudo bem. Porém, é preciso conter o índice de 1000ppm de flúor.

A importância da boa escovação na infância

É importante sempre ressaltar que a boa escovação, com a pasta de dente ideal para crianças e da quantidade correta, é indispensável para prevenir o aparecimento de doenças bucais. Além disso, é necessário reforçar que durante os primeiros anos de vida da criança os pais devem acompanhar a escovação delas e sempre contar com o apoio de um profissional.

Ficou alguma dúvida?

Conte com o auxílio dos nossos odontopediatras. Atendemos e marcamos sua consulta via Whatsapp: (11) 5587-2121 ou (11) 9.4761-0649.



source https://jmodontologiaintegrada.com.br/qual-a-pasta-de-dente-ideal-para-criancas/

Friday, July 30, 2021

Problemas na mandíbula: conheça os principais

Os problemas na mandíbula prejudicam muitos pacientes. Portanto, a dor nessa região pode ser um sinal de alerta. Especialmente quando esse incômodo se repete com frequência. Afinal, há uma série de problemas que podem estar por trás de uma dor.

Por isso, para que nenhuma complicação ocorra, é importante consultar um profissional quando sentir algum incômodo nessa região. O tratamento feito com antecedência pode evitar muitas complicações.

Pensando em te ajudar, vamos falar mais sobre os problemas na mandíbula. Continue acompanhando para saber quais são eles.

A relação da mandíbula com a saúde bucal

Em primeiro lugar, antes de falar sobre os problemas na mandíbula, é preciso que você entenda qual a sua importância para o funcionamento da boca. Além disso, é necessário compreender a sua relação com a saúde bucal.

A mandíbula é responsável por três processos em nossa boca:

  • A articulação temporomandibular, essencial para a mastigação;
  • Fala;
  • Deglutição.

Por isso, o incômodo na região afeta a saúde bucal do paciente. Especialmente a cavidade bucal.

Conheça os principais problemas na mandíbula

Um dos problemas na mandíbula mais conhecido é a articulação temporomandibular, DTM. Entretanto, há outros incômodos que podem causar desconforto na região. Veja:

Bruxismo

Popularmente conhecido como distúrbio do sono, esse é um dos problemas na mandíbula que se caracteriza pelo hábito de ranger os dentes. Esses movimentos involuntários geram dor de dente, cabeça, DTM e ainda problemas dentários.

Cistos

Esse é um quadro que pode ser associado aos dentes inclusos, especialmente na região do siso.

Disfunção temporomandibular, DTM

Essa é a alteração funcional nas articulações dessa região, ocasionando o seu mau funcionamento. Os problemas de abertura bucal, dor de cabeça e facial pode ser sinais de DTM.

Fraturas

Em casos de quedas, fortes pancadas ou acidentes, o resultado pode ser uma fratura na mandíbula. Esse é um dos problemas na mandíbula que mais acomete os pacientes. Neste caso, há dor, dificuldade para abrir a boca, limitação da fala e, até mesmo, para se alimentar.

Pericoronarite

Uma infecção que ocorre por causa da periodontite ou gengivite, especialmente próximos ao siso. Nesse caso, o paciente pode apresentar dificuldade para higienizar a boca.

Se você precisa cuidar de um dos problemas na mandíbula, conte com a nossa equipe!

Para agendar a sua consulta, atendemos pelo telefone (11) 5587-2121 ou pelo Whatsapp: (11) 9.4761-0649.



source https://jmodontologiaintegrada.com.br/problemas-na-mandibula/

Friday, July 23, 2021

Odontopediatria: Tudo o que Você Precisa Saber Sobre Essa Especialidade

Você conhece a especialidade odontopediatria? Essa é a área dentro da odontologia que cuida da saúde bucal dos bebês até adolescentes. Portanto, o profissional é responsável por acompanhar todo o crescimento e formação dentária das crianças.

Sendo assim, esse profissional cuida do sorriso das crianças. Dessa forma, ele garante que a saúde do paciente fique longe de problemas.

Para saber mais sobre a especialidade odontopediatria, continue acompanhando. Vamos falar mais sobre como esse profissional atua. Boa leitura!

Sobre a especialidade odontopediatria

A especialidade odontopediatria conta com um profissional com todas as técnicas de um dentista convencional. Entretanto, o seu foco é o sorriso das crianças, que possui algumas particularidades.

Um odontopediatra pode ajudar o sorriso de a criança ficar mais bonito de diversas maneiras. Até mesmo dos bebes, cuidando das gengivas, antes dos dentes nascerem. Outras formas desse profissional ajudar são:

  • Ensinar a forma correta de escovação;
  • Mostrar como faz a limpeza correta de toda a boca;
  • Garantir que não haja nenhum problema bucal;
  • Tratar algo que esteja incomodando a criança ou adolescente.

Durante a infância, a formação de cáries é bastante comum. Portanto, nesse caso, quem faz o tratamento é o profissional com especialidade em odontopediatria.

Sendo assim, entender melhor sobre a especialidade odontopediatria é ter uma base para escolher um bom profissional para cuidar da saúde bucal da sua criança. Deixando-o com o sorriso ainda mais bonito!

Como cuidar da saúde bucal das crianças?

Todos nós sabemos, prevenir é sempre melhor do que remediar. Portanto, o profissional de odontopediatria ajuda as crianças a cuidarem da sua saúde bucal para não ter nenhum problema futuro. Veja como cuidar do sorriso do seu filho:

  • Higiene oral: a especialidade odontopediatria possui profissionais que ajudam pais e filhos a cuidarem melhor da saúde bucal do pequeno, especialmente depois do nascimento dos primeiros dentes;
  • Uso de aparelho: existem casos em que a criança precisa usar aparelho precocemente, portanto, deve ser feito com o auxílio de um odontopediatra.

A consulta com um especialista ajuda a prevenir e, até mesmo, diminuir os problemas bucais infantis.

Ficou alguma dúvida sobre a especialidade odontopediatria?

Para agendar a sua consulta, atendemos pelo telefone (11) 5587-2121 ou pelo Whatsapp: (11) 9.4761-0649.



source https://jmodontologiaintegrada.com.br/especialidade-odontopediatria/

Friday, July 16, 2021

Cuidados com os primeiros dentes do bebê

Oi, leitores e leitoras! Tudo bom? A JM Odontologia Integrada abordará um tema bem legal no post de hoje, para ajudar mamães e papais de plantão: cuidados com os primeiros dentes do bebê!

Se você tem um bebê em casa, pode estar com a ansiedade a mil para ver os primeiros dentinhos.

E isso é muito comum entre os pais e mães, mesmo aqueles que já não são mais de primeira viagem. É sempre um acontecimento memorável. Além disso, é muito importante acompanhar e vibrar com esse desenvolvimento.

Entretanto, assim como em outras fases da vida, é preciso ter atenção! Afinal de contas, nessa fase, o bebê pode ficar bem irritado, ou até mesmo com alguns sintomas incômodas, como febre, por exemplo.

Quando os dentinhos estão nascendo, é preciso tomar alguns cuidados. E isso envolve tanto a parte de alívio dos sintomas, quanto da higienização em si.

Como manter os dentes do bebê higienizados

Vale dizer que higienizar a boca do bebê é muito importante, mesmo que ele ainda não tenha os primeiros dentinhos.

Você pode limpar com uma gaze úmida a gengiva, para retirar restos de papinhas, e outros tipos de alimentos que ele tenha consumido.

Mas, se o bebê já possui os primeiros dentinhos, você já pode começar a escová-los. Portanto, com uma escova de cerdas macias e creme dental apropriado, já comece cedo o hábito da escovação.

A importância da alimentação adequada

Antes de mais nada, a amamentação tem grande importância para o desenvolvimento do bebê como um todo. Ela ajuda a proteger a criança, e contribui muito para um crescimento saudável.

Ao começar a inserir alimentos pastosos ou sólidos, é muito importante que se faça isso de forma sadia e adequada.

Os alimentos na dieta do bebê precisam ser balanceados, pois ajudam na formação dos dentes e evitam problemas.

Aliviando o desconforto na gengiva

Uma última e importante dica de cuidado, é justamente para os bebês que ainda estão na fase de início de dentição, a qual pode ser bem incômoda.

Usar alguns tipos de mordedores específicos que podem ir à geladeira, ajudam muito as crianças a sentirem grande alívio das coceiras e dores.

Passar uma fralda úmida na gengiva também pode ajudar muito a diminuir a sensação de incômodo.

Em caso de dúvidas, consulte um dentista infantil, e se informe a respeito dos primeiros dentes do bebê. O ideal é começar a levar a criança desde cedo no dentista, para que ela cresça com dentes saudáveis desde a primeira infância.

Atendemos pelo telefone (11) 5587-2121, WhatsApp (11) 94761-0649 e também pelo e-mail: contato@jmodontologiaintegrada.com.br.

 



source https://jmodontologiaintegrada.com.br/cuidados-com-os-primeiros-dentes-do-bebe/

Friday, July 9, 2021

Como eliminar o mau hálito? Confira aqui as melhores dicas

Olá, leitores! Como estão? Hoje, a equipe da JM Odontologia Integrada trouxe um assunto muito importante para tratar com vocês: como eliminar o mau hálito?

Um problema tão incômodo e indesejado como o mau hálito, uma hora ou outra pode acontecer para qualquer um, se não tomarmos os devidos cuidados com nossa boca. Portanto, é preciso cuidar muito bem da saúde bucal para isso não ocorrer.

Quem sofre com esse problema, com certeza já se perguntou sobre o que fazer para acabar de vez com o mau hálito, e suas principais causas.

A verdade é que podem existir diversos motivos para o mau hálito. Por isso, você precisa sempre se prevenir antes mesmo que ele surja.

Enfim, vejamos agora ver algumas dicas simples e muito eficientes, para eliminar esse desagradável problema de uma vez por todas.

Dicas de como eliminar o mau hálito

Acompanhe a seguir, as 3 melhores dicas de como evitar ou eliminar o mau hálito de uma vez por todas:

Escove os dentes regularmente

A dica mais óbvia é provavelmente aquela que te dará mais resultados. Escovar os dentes após cada refeição, é o mínimo que se pode fazer para ter uma boca saudável e limpa.

A nossa boca é cheia de bactérias. Por isso, quando não mantemos a sua higiene, as bactérias podem se proliferar e causar o mau hálito.

Portanto, é essencial fazer essa escovação, e sempre de maneira adequada para ter um bom resultado.

Use o fio dental para eliminar o mau hálito

Além de escovar os dentes adequadamente, você precisa também usar o fio dental ao menos uma vez por dia.

Isso diminui muito o mau hálito, já que ajuda a sua boca a ficar livre de restos de comida, que insistem em ficar grudados entre os dentes, e em sua base.

Passando o fio dental todos os dias, você ajuda muito a evitar ou eliminar esse problema.

Não esqueça de escovar a língua

Muitas pessoas não sabem, mas escovar a língua ajuda muito a eliminar o mau cheiro da boca.

Uma das principais fontes desse mau hálito vem da língua, por causa daquela massa branca que fica sobre ela. Essa massa é composta por bactérias e outros resíduos, e você precisa escovar essa área para eliminar a substância.

Assim, você acaba com a principal fonte do mau hálito. Apesar de essas serem as principais dicas de como eliminar o mau hálito, saiba que existem diversas outras formas de se fazer isso.

O cuidado com a alimentação também é importante, bem como as visitas regulares ao dentista.

Atendemos pelo telefone (11) 5587-2121, WhatsApp (11) 94761-0649 e também pelo e-mail: contato@jmodontologiaintegrada.com.br.

 



source https://jmodontologiaintegrada.com.br/como-eliminar-o-mau-halito-confira-aqui-as-melhores-dicasv/

Wednesday, June 30, 2021

5 Danos da Bebida Alcoólica para a Saúde Bucal

Você já sabe que o consumo de doces e a falta de escovação fazem mal à saúde bucal. Mas não somente esses fatores, mas as bebidas alcoólicas também colaboram para a evolução de problemas bucais.

Segundo a Dental Health Foundation, na Irlanda, pacientes que consomem álcool possuem seis vezes mais risco de terem câncer de boca. Além disso, algumas bebidas ainda podem deixar os dentes manchados.

Para entender melhor os danos da bebida alcoólica para a saúde bucal continue acompanhando esse texto. Boa leitura.

Os efeitos do álcool para a saúde bucal

Muitos pensam que beber um pouco todos os dias não faz mal à saúde. Mas o problema é que o consumo exagerado de álcool desidrata o organismo e o mesmo acontece com a boca.

Isso porque o fluxo de saliva diminui e com isso aumentam as chances de uma pessoa ter alguma infecção ou problema oral. Afinal, sem o efeito protetor da saliva, a saúde bucal fica comprometida.

Isso quer dizer que sem a saliva, o risco de ter doenças como cáries, periodontite e erosão dentária são maiores, o que afeta a saúde bucal. Porém, o mais preocupante são as chances de uma pessoa ter o câncer de boca.

Entretanto, o risco para a saúde bucal ainda é maior quando tem a combinação bebida alcoólica e cigarro.

Cuidado com a erosão dentária

Um dos problemas mais comuns para aqueles que bebem com frequência é a erosão bucal. Isso porque ela desgasta a estrutura do esmalte por meio de ácidos.

Neste caso, em especial, a maior causa do problema são as consequências que o álcool traz ao paciente. Por exemplo, o vômito. Portanto, a melhor forma de cuidar da saúde bucal e evitar esse problema é beber com moderação.

Conheça 5 danos da bebida alcoólica para a saúde bucal

Você já sabe que a bebida alcoólica faz mal para a saúde bucal. Além de todos os malefícios citamos acima, veja cinco danos causados pelo álcool:

Ficou alguma dúvida? Atendemos pelo telefone (11) 5587-2121 e pelo Whatsapp (11) 9.4761-0649.



source https://jmodontologiaintegrada.com.br/danos-para-a-saude-bucal/

Monday, June 21, 2021

Quando a criança deve iniciar o tratamento bucal?

Afinal, quando a criança deve iniciar o tratamento bucal? A odontopediatria é o ramo da odontologia que cuida da saúde bucal das crianças. Porém, alguns pais têm receio de levar os filhos quando são muito pequenos ao dentista.

A odontopediatria é essencial para ajudar as crianças a se conscientizarem sobre a importância de cuidar da saúde bucal.

Hoje vamos falar qual o momento certo para a criança iniciar o tratamento bucal. Continue acompanhando e saiba qual o momento certo.

Odontopediatria, quando iniciar?

Os pais, na maioria das vezes, passam grande tempo aprendendo sobre a gestação e como cuidar do bebê que está a caminho. Porém, eles também devem se atentar para os cuidados com a saúde bucal do seu filho desde o nascimento.

Afinal, o tratamento bucal para a criança começa antes mesmo dos dentes nascerem. É essencial essa higienização no recém-nascido.

Os cuidados com a boca nos primeiros dias de vida do bebê evita doenças inflamatórias causadas por fungos. Por exemplo, candidíase oral, conhecida popularmente como sapinho.

Entretanto, além de orientar sobre a limpeza correta, o odontopediatra avalia as estruturas dos ossos da face, mucosa, freios e gengivas. Dessa forma, é possível detectar precocemente possíveis alterações.

Tratamento bucal e a queda dos dentes de leite

Normalmente, por volta dos seus anos de idade os dentes de leite começam a cair. Esse pode ser um tempo um pouco estressante para a criança e para os pais.

No entanto, essa fase pode ser mais tranquila. O odontopediatra também garante que essa queda de dente de leite aconteça naturalmente.

O tratamento bucal nessa fase consiste em um acompanhamento. Assim, o profissional ajuda a garantir que a saúde bucal da criança não será danificada e que ela não terá nenhum trauma da cadeira do dentista.

Quando ocorre a troca de dentista?

O odontopediatra é também formado em clínico geral. Portanto, está capacitado para atender a qualquer pessoa.

Por isso, a criança pode continuar o tratamento bucal com o mesmo profissional. Afinal, ele está apto a fazer controle e prevenção de doenças relacionadas à saúde bucal infantil.

Ficou alguma dúvida? Atendemos pelo telefone (11) 5587-2121 e pelo Whatsapp (11) 9.4761-0649.



source https://jmodontologiaintegrada.com.br/quando-a-crianca-deve-iniciar-o-tratamento-bucal/

Monday, June 7, 2021

Qual o Tempo Ideal Para Uma Escovação?

Todos que se preocupam com uma boa saúde bucal, com certeza, já pensaram na questão do tempo necessário para garantir uma boa escovação. Por isso, a JM Odontologia Integrada trouxe hoje um tema muito interessante: qual o tempo ideal para uma escovação?

Por quanto tempo, afinal, devemos fazer a escovação, para que ela seja efetiva, e ajude a evitar as placas bacterianas?

Essa também é a dúvida de muitas pessoas. E é muito importante entender que o tempo é tão importante quanto à qualidade da escovação em si. Portanto, tudo deve ter uma dosagem exata, para garantir maior eficácia na escovação.

Então, vamos saber um pouco mais sobre o tempo de escovação, e como ela deve ser feita para que você possa ficar bem longe das cáries.

Existe Um Tempo Ideal Para Uma Escovação?

O recomendado pelos dentistas é que a escovação dure, em média, de 2 a 3 minutos.

Pois é o que se acredita que seja um tempo necessário para limpar bem as duas arcadas, e de forma completa, para não deixar nenhuma sujeira para trás.

Quando fazemos a escovação por um tempo muito curto, pode acontecer de ficarmos com restos de comida nos dentes, e placa bacteriana ir se formando.

A escovação deve ser bem feita e minuciosa, de forma a limpar dentes e língua.

As crianças, principalmente, tendem a demorar muito menos que isso para escovar os dentes, o que pode acabar fazendo esse processo ser insuficiente.

Portanto, é crucial que os pais acompanhem de perto o momento de higiene dos pequenos.

O Que é Mais Importante Durante a Escovação?

Além de respeitar o tempo de pelo menos um minuto de escovação para cada arcada dentária, ter a certeza de que a escova alcançou todos os cantos da boca é fundamental.

Escovar os dentes até o último e fazer os movimentos certos, sem colocar muita força para não causar problemas como a retração gengival, também é de suma importância.

Além disso, para que a escovação seja sempre satisfatória e bem feita, é preciso usar escovas de dente adequadas e de boa procedência.

Com isso, a limpeza dos dentes é feita de forma muito mais agradável, simples e eficiente. Não esqueça de visitar seu dentista periodicamente, e aproveite também para sanar suas dúvidas sobre escovação.



source https://jmodontologiaintegrada.com.br/qual-o-tempo-ideal-para-uma-escovacao/

Thursday, June 3, 2021

Qual a Relação entre a Saúde Bucal e o Coronavírus?

Saúde bucal e o Coronavírus

Em meio à pandemia, falar sobre a relação entre a saúde bucal e o Coronavírus é essencial. Afinal, qualquer problema odontológico pode ser uma porta de entrada para esse vírus.

Portanto, o alerta é para que os tratamentos dentários não sejam interrompidos. Pois, ao contrário do que  muitos acham, esse vírus vem pelo ar, atingindo a garganta e atinge a traqueia. Sendo assim, manter a boca livre de infecções é muito importante.

Continue acompanhando e saiba como essa relação de saúde bucal e o Coronavírus acontece. Veja como prevenir a doença. Boa leitura.

Saúde bucal e o Coronavírus: mantendo a higiene

Ao contrário do vírus da gripe, que atinge o nariz e a garganta, o Coronavírus infecta as vias aéreas e os pulmões. O vírus atinge as células dessa região por meio de fluidos que ficam nesses locais, por meio da aspiração. Portanto, o vírus desliza pela traqueia.

Como dissemos, manter a saúde bucal é importante. Afinal, dessa forma você mantém a boca e a garganta longe de agentes infecciosos.

O seu dentista, com certeza, já te explicou a relação entre a saúde bucal e o Coronavírus. Mas, caso ainda não tenha ido a um profissional, orientamos a ter um cuidado redobrado com a higienização ao longo do seu dia.

Medidas preventivas para diminuir a exposição ao Coronavírus

Reunimos algumas dicas importantes que vão te ajudar a prevenir a Covid-19:

  • Use enxaguante bucal com agente oxidantes, pois o vírus é vulnerável à oxidação;
  • Mantenha a rotina de passar fio dental e escovar os dentes após às refeições;
  • A boca é uma das portas de entrada do Coronavírus, portanto, evite tocá-la com as mãos sujas;
  • Caso esteja em tratamento odontológico, não o interrompa em função da pandemia. Somente em caso de suspeita da doença.

A relação entre a saúde bucal e o Coronavírus é maior do que as pessoas imaginam. Por isso, não ignore o cuidado com a sua boca nesse momento de pandemia.

Mas, além de todas essas medidas preventivas, não se esqueça de manter o distanciamento das pessoas, lavar bem as mãos e, principalmente, usar a máscara.

Em caso de dúvidas sobre a saúde bucal e o Coronavírus, nosso atendimento pelo Whatsapp é (11) 94761-0649.

 



source https://jmodontologiaintegrada.com.br/saude-bucal-e-o-coronavirus/

Monday, May 31, 2021

3 Melhores Estratégias Para Uma Escovação Infantil Correta

Você sabia que a escovação infantil é muito importante, e evita diversos problemas bucais em seu filho? Então, acompanhe abaixo as dicas que nós, da JM Odontologia Integrada trouxemos para você. Confira aqui as 3 melhores estratégias para uma escovação infantil correta!

É muito importante cuidar e estimular a escovação, e ensinar seu filho a fazer isso de forma correta, para que se torne um hábito.

Ao ensinar seu filho a escovar os dentes da forma correta, ele levará esse hábito para a vida adulta.

Por isso, uma dica é transformar esse momento em algo interessante e lúdico. Porém, feito da forma correta, pois isso ajudará muito seu pequeno a ter uma saúde bucal perfeita.

A Importância da Escovação Infantil

A escovação infantil é de extrema importância. Porém, muitos pais acreditam que não há tanta necessidade de manter uma boa higiene bucal do seu filho, já que seu filho, em breve, perderá os dentes de leite.

No entanto, é importante saber que a saúde bucal começa cedo. E que os cuidados desde a infância se refletirão por toda a vida da criança.

Os dentes de leite servem como marcação para os dentes permanentes. Com isso, perde-los antes da hora por cáries pode acarretar arcada dentária mal formada, além de outros problemas também.

Por isso, confira abaixo as 3 principais estratégias para garantir uma escovação infantil correta:

1 – Escovação infantil sem exageros

Alguns pais podem acabar exagerando na hora da escovação, fazendo com que as crianças achem esse momento muito chato.

O contrário também pode acontecer. Pois, para acabar logo com a escovação, as crianças podem escovar os dentes de qualquer jeito, sem realizarem uma limpeza correta.

Sendo assim, faça uma supervisão do momento, e auxilie a criança nessa limpeza caso seja necessário.

2 – Escovar sempre todos os dentes

Aliado a isso, ensinar a criança a ter o hábito de escovar todos os dentes, pode ajudar muito a manter a saúde bucal em dia.

Afinal de contas, pela pressa de acabar, muitos podem não escovar até o fim. Restos de comida podem ficar agarrados nos últimos dentes, causando mau hálito e cáries.

Portanto, ajude seu filho a escovar os dentes mais difíceis de acessar.

3 – Incentive seu filho a escovar

Ajudar seu filho a escovar os dentes todos os dias, e transformarem esse momento numa coisa lúdica e divertida.

Facilite o contato com os produtos de higiene bucal, e mostre os benefícios de uma boa escovação.

E claro, dê exemplo, já que nossos filhos são nosso espelho em relação ao comportamento. Atendemos pelo telefone (11) 5587-2121, WhatsApp (11) 94761-0649 e também pelo e-mail: contato@jmodontologiaintegrada.com.br.



source https://jmodontologiaintegrada.com.br/3-melhores-estrategias-para-uma-escovacao-infantil-correta/

Monday, May 24, 2021

Como Tratar a Cárie de Mamadeira?

Você já ouviu falar em cárie de mamadeira? Esse problema afeta crianças em fase de aleitamento e é mais comum do que se imagina. Esse é o assunto abordado hoje pela JM Odontologia Integrada.

Aliás, muitas pessoas não sabem que esse problema existe. E sequer sabem que a cárie pode sim afetar a saúde dos pequenos.

Então, saber identificar o problema e buscar ajuda de um bom dentista, é fundamental para manter a saúde bucal de seu filho em dia.

Enfim, vejamos agora mais detalhes sobre a cárie de mamadeira e como tratar esse problema.

O Que é Cárie de Mamadeira?

A cárie de mamadeira, ou também conhecida como cárie da infância, é um problema que ocorre nos dentes de forma a deteriorá-los, por conta do acúmulo de bactérias na boca.

Assim como a cárie acomete os adultos, pode vir a causar problemas também para os pequenos.

O problema, geralmente, ocorre por meio da ingestão de líquidos com açúcar de forma recorrente, em forma de sucos, e até mesmo leite.

Além disso, alguns pais têm costume de colocar água com açúcar na chupeta dos filhos, o que pode piorar o quadro.

Como Tratar a Cárie de Mamadeira?

Para tratar a cárie de mamadeira, é preciso contar com a ajuda de um profissional dentista.

Em casos mais brandos, quando ainda há apenas manchas brancas nos dentes da criança, a aplicação e o tratamento com flúor pode ser o suficiente.

Em contrapartida, em casos mais graves, onde há cáries com manchas escuras e sangramento gengival, o tratamento é similar ao em adultos, podendo até mesmo ocorrer a perda dos dentes.

Como Evitar o Problema?

Algumas medidas importantes podem ajudar a evitar o surgimento desse problema. Dentre elas, podemos citar, por exemplo:

  • Evitar fornecer sucos e bebidas doces em excesso para a criança;
  • Limpar a gengiva e os dentinhos com uma fralda limpa;
  • Levar a criança para consultas com o dentista infantil;
  • Não deixar a criança dormir com mamadeira;
  • Reduzir o açúcar.

Enfim, com essas medidas de prevenção, a cárie de mamadeira pode passar longe do seu filho. Mesmo assim, converse sempre com o dentista infantil, e procure meios para continuar prevenindo o problema.

Atendemos pelo telefone (11) 5587-2121, WhatsApp (11) 94761-0649 e também pelo e-mail: contato@jmodontologiaintegrada.com.br.



source https://jmodontologiaintegrada.com.br/como-tratar-a-carie-de-mamadeira/

Tuesday, May 18, 2021

Como Melhorar a Saúde Bucal

Você sabe como melhorar a saúde da sua boca? Sabe por qual motivo isso é tão importante para você, e para sua saúde de forma geral? Hoje, nós da JM Odontologia Integrada trouxemos um tema muito interessante: dicas de como melhorar a saúde bucal.

Pois é, muitas pessoas não cuidam como devem de seus dentes, e isso acaba provocando inúmeros tipos de problemas.

A saúde da sua boca está ligada a uma boa saúde geral. Portanto, deve ser o foco de todos! Por isso, vejamos agora um pouco mais a respeito desse assunto, e entender melhor como funciona o processo para melhorar nossa saúde bucal.

Por Que é Tão Importante Ter Uma Boa Saúde Bucal?

Ter uma boa saúde bucal é importante por diversos aspectos. Dentre eles, podemos citar, por exemplo:

  • A saúde bucal pode interferir na saúde do corpo;
  • Uma boa higiene bucal melhora o hálito;
  • Evita o surgimento de cáries e dor de dente;
  • Diminui gastos e desconforto com tratamentos mais caros e invasivos.

Muitas pessoas não sabem, mas é de suma importância manter uma boca saudável. Pois os germes e as bactérias que ficam nos dentes e na gengiva, podem afetar outras áreas e órgãos também, fazendo com que o corpo fique mal.

Além disso, dores de dente são terríveis e incômodas, e cuidar dos dentes evita isso e mantém o bom hálito, aumentando assim a autoestima.

Como Melhorar a Saúde Bucal?

Para melhorar a sua saúde da sua boca, você pode buscar tomar algumas medidas de cuidado. Então, veja abaixo as principais delas:

  • Escovar os dentes após cada refeição;
  • Usar o fio dental regularmente;
  • Higienizar a língua de forma adequada;
  • Utilizar um bom enxaguante bucal sem álcool;
  • Evitar comer muitos doces;
  • Visitar o dentista regularmente.

No caso de dúvidas, converse com seu dentista para saber quais são as melhores marcas de produtos e peça dicas de cuidados com os dentes.

Visitar Seu Dentista Regularmente é Muito Importante

Enfim, visitar seu dentista de forma regular faz parte desse cuidado, e ajuda a evitar o agravamento de alguns problemas maiores. Sendo assim, faça esse controle com seu dentista para evitar problemas e manter seus dentes sempre saudáveis.

Atendemos pelo telefone (11) 5587-2121, WhatsApp (11) 94761-0649 e também pelo e-mail: contato@jmodontologiaintegrada.com.br.



source https://jmodontologiaintegrada.com.br/como-melhorar-a-saude-bucal/

Monday, March 15, 2021

Tártaro – confira aqui o que é e quais suas principais causas!

Olá, leitores e leitoras! Hoje, nós da JM Odontologia Integrada vamos falar sobre o tártaro. Então, leia até o final para conhecer tudo sobre esse problema!

Você já ouviu falar em tártaro? Sabe o que é esse problema e como ele pode prejudicar a sua saúde bucal?

Provavelmente, você já ouviu falar nesse problema. Aliás, talvez até tenha tido em algum momento da vida.

Hoje vamos saber mais sobre esse assunto, o que ele pode provocar quando não tratado, e o que pode levar ao seu surgimento.

O que é e o que causa o tártaro?

Quando não é feita uma correta escovação dos dentes, ocorre um acúmulo de placas bacterianas nos dentes.

Dessa forma, com o tempo, essa placa bacteriana endurece. Por isso, fica bem difícil retirar apenas com a escovação. Sendo assim, se faz necessário o auxílio do dentista.

O tártaro, portanto, nada mais é do que um acúmulo excessivo de bactérias, que ficam aderidas aos dentes, e prejudicam a saúde bucal.

Além disso, esse acúmulo de bactérias pode levar a outros problemas de saúde, além de bucais.

É necessário remover?

Sim, remover o tártaro é muito necessário, e deve ser feito com o auxílio do dentista.

Caso você não realiza a sua retirada, diversos problemas podem acontecer, conforme a situação vai se agravando.

As cáries surgem com mais facilidade e doenças gengivais como a periodontite, por exemplo, podem surgir e ocasionar problemas ainda mais graves.

Se você não tratar esse problema da forma correta, ele pode provocar até mesmo a perda dos dentes.

Por isso, a sua remoção é muito importante, e deve ser feita para a manutenção correta da sua saúde bucal. Então, não hesite!

Busque ajuda do seu dentista. E claro, mantenha sempre hábitos corretos de higiene bucal e visite o dentista a cada seis meses.

Entre em contato com a JM Odontologia, e agende uma avaliação.

Atendemos pelo telefone (11) 5587-2121, WhatsApp (11) 94761-0649 e também pelo e-mail: contato@jmodontologiaintegrada.com.br.



source https://jmodontologiaintegrada.com.br/tartaro-confira-aqui-o-que-e-e-quais-suas-principais-causas/

Monday, March 8, 2021

Retração gengival – confira aqui os principais motivos

Olá, leitores! Como estão? Hoje, a JM Odontologia integrada irá tratar de um assunto bem interessante: retração gengival!

Aliás, você sabe o que é a retração gengival, como ela ocorre e o que você pode fazer para prevenir esse problema?

Muitas pessoas começam a ter esse problema, e nem ao menos percebem, até que os sintomas comecem a incomodar de verdade.

Vamos conversar um pouco sobre esse problema e como ele pode vir a prejudicar seu dia a dia se não for tratado de forma correta.

O que é a retração gengival?

A retração gengival nada mais é do que o “encolhimento” ou diminuição da gengiva, que faz com que os dentes fiquem com a parte próxima da raiz exposta.

Por isso, é comum ter a ideia de que os dentes aumentaram de tamanho. Esse problema é relativamente comum, e pode trazer sintomas muito desagradáveis como, por exemplo, a sensibilidade nos dentes.

Quem tem esse problema também tem mais chances de desenvolver a chamada cárie radicular. Sendo assim, todo cuidado é pouco! E o tratamento é essencial!

Principais causas

Diversos fatores podem vir a causar a retração gengival como, por exemplo, a escovação mal feita dos dentes.

Muitas pessoas utilizam muita força na hora da escovação, e a fazem de forma errada, provocando a retração da gengiva.

Além disso, esse problema também pode ocorrer por inflamações devido à falta de higiene bucal.

Como prevenir a retração gengival?

Enfim, você pode sim prevenir e evitar seus sintomas desagradáveis desse problema.

Escovar os dentes com escovas de cerdas macias é um bom começo. Além disso, faça movimentos de forma correta, e sem empregar muita força para não magoar a gengiva.

Além disso, ir ao dentista regularmente e realizar uma boa limpeza pode ajudar muito, principalmente nos casos em que esse problema é proveniente de inflamações, por causa de placas de gordura.

Por isso, o ideal é que você consulte o dentista de seis em seis meses, para manter a saúde bucal em dia e evitar problemas como a retração gengival, por exemplo.

Atendemos pelo telefone (11) 5587-2121, WhatsApp (11) 94761-0649 e também pelo e-mail: contato@jmodontologiaintegrada.com.br.



source https://jmodontologiaintegrada.com.br/retracao-gengival-confira-aqui-os-principais-motivos/

Fio Dental: Quais Tipos Existem? Confira Tudo Aqui!

Olá pessoal! Tudo bem? Hoje, a equipe da JM odontologia Integrada irá abordar um assunto muito esquecido pelas pessoas: o fio dental, e quais tipos existem.

Você sabia que existem diversos tipos de fio dental? Então, continue lendo e confira aqui quais são eles, e quais são as principais características de cada um!

Fio Dental Monofilamento

O monofilamento é composto, como indica o nome, por um fio único, que pode ter largura maior ou menor, conforme o que o dentista recomendar.

Esse tipo de fio retira adequadamente os restos de alimentos entre os dentes, com facilidade e boa mobilidade entre a dentição. No entanto, a desvantagem desse produto em específico, é que ele costuma ser mais caro que outros modelos.

Multifilamento

O multifilamento é um fio dental composto por diversos fios combinados. Aliás, ele funciona muito bem em quem tem dentição mais apertada. Ou seja, com pouco espaço entre os dentes.

Passa fio

O passa fio é uma ferramenta importante para quem usa aparelho. Pois ele ajuda a passar o fio dental de forma satisfatória por entre os dentes. Assim como entre o dispositivo também.

A higiene bucal em quem faz uso desses aparelhos é muito importante, já que acaba sendo mais fácil haver acúmulo de alimentos na boca.

Fio dental com haste

Essa opção de fio conta com uma haste plástica que ajuda na limpeza bucal. Ele tem a grande vantagem de ter um manuseio bem mais fácil do que outros tipos de fio.

No entanto, esse produto é de uso único. Portanto, você deve descartá-lo após a higienização.

Super floss

O fio super floss é um produto excelente para quem tem aparelhos ortodônticos. Ele é composto de uma parte mais dura, que facilita bastante a aplicação. Além de uma parte com textura esponjosa, e uma terceira parte comum, como de um fio normal.

Dessa forma, a limpeza é mais fácil e garantida, conferindo mais segurança para quem precisa ter bastante cuidado, e minúcia na hora da limpeza.

Como Usar o Fio Dental Corretamente

Para utilizar o fio dental corretamente, siga as orientações abaixo. Assim, você poderá tirar maior proveito dessa higienização tão importante:

  • Enrole o fio nos dedos, deixando espaço de sobra de, em média, 10cm;
  • Vá passando o fio por entre os dentes, até alcançar a base;
  • Com movimentos de vai e vem, limpe a parte mais próxima da gengiva,
  • Retire o fio dental dos dentes.

Lembre-se de fazer esse procedimento com cuidado, para evitar sangramentos e machucados.

Enfim, entre em contato com a JM Odontologia, e agende uma avaliação.

Atendemos pelo telefone (11) 5587-2121, WhatsApp (11) 94761-0649 e também pelo e-mail: contato@jmodontologiaintegrada.com.br.



source https://jmodontologiaintegrada.com.br/fio-dental-quais-tipos-existem-confira-tudo-aqui/

Monday, March 1, 2021

Açúcar é Prejudicial Para os Dentes? Descubra Aqui!

Olá leitores! Tudo bem? A JM Odontologia Integrada trouxe hoje um assunto muito importante: açúcar é prejudicial para os dentes?

Provavelmente, você já deve ter ouvido falar que o açúcar ajuda a provocar as cáries. Por isso, é um dos grandes inimigos da boa saúde bucal.

Balas, doces, chicletes, tortas, refrigerantes e bebidas doces, enfim… Existe uma infinidade de itens que são uma delícia. Porém, podem acabar com seus dentes.

Então, no post de hoje, vamos saber como o açúcar é prejudicial para os dentes, e o que você pode fazer para garantir uma boa saúde bucal.

Por Que o Açúcar Prejudica os Dentes?

Uma explicação básica sobre o que leva o açúcar a prejudicar os dentes, é a de que as bactérias que já estão presentes na boca, acabam por fazer a fermentação dessa substância.

Então, durante essa fermentação, um ácido é liberado. Sendo assim, esse ácido corrói o esmalte dos dentes, iniciando o processo de cárie.

Essa reação começa a acontecer em sua boca, em média, vinte minutos após ingerir um alimento doce ou bebida açucarada, caso o indivíduo não realize a limpeza dos dentes.

O açúcar que mais prejudica os dentes é aquele que mais gostamos: o refinado, e que está presente em bolos, doces, tortas, balas e várias outras guloseimas.

Portanto, é importante evitar o consumo desses alimentos, principalmente quando não puder higienizar os dentes corretamente, após consumir esses alimentos.

Como Evitar a Cárie?

Para evitar as cáries você pode tomar uma série de cuidados, que vão desde uma alimentação adequada, até visitas periódicas ao dentista. Enfim, confira abaixo algumas das principais dicas:

  • Evite alimentos com açúcar e não masque chicletes;
  • Ao consumir alimentos com açúcar, escove os dentes logo em seguida;
  • Mantenha uma alimentação equilibrada;
  • Faça uma boa escovação, com uma escova de dentes adequada;
  • Use o fio dental todos os dias;
  • O enxaguante bucal é um excelente aliado: use-o diariamente,
  • Visite seu dentista a cada seis meses.

Enfim, o açúcar é prejudicial para os dentes. Portanto, siga essas dicas para ter dentes mais saudáveis, e evitar muitos problemas.

Então, não deixe de entrar em contato com a JM Odontologia Integrada, e agendar uma avaliação!

Atendemos pelo telefone (11) 5587-2121, WhatsApp (11) 94761-0649 e também pelo e-mail: contato@jmodontologiaintegrada.com.br.



source https://jmodontologiaintegrada.com.br/acucar-e-prejudicial-para-os-dentes-descubra-aqui/

Monday, February 22, 2021

O Que é e Como Usar o Enxaguante Bucal? Confira Aqui!

Oi, Leitores e leitoras! Tudo bem com vocês? A equipe da JM Odontologia Integrada preparou um post falando de um assunto bem legal: o que é e como usar o enxaguante bucal.

O enxaguante bucal é uma etapa muito importante da higiene bucal. Afinal de contas, não basta apenas fazer a escovação dos dentes e passar o fio dental.

Pois utilizar um bom enxaguante, complementa a limpeza, e acaba com as bactérias restantes que estiverem na boca.

Essas bactérias provocam mau hálito e doenças periodontais. Portanto, esse passo da higiene bucal é sim muito importante. Por isso, não deve ser negligenciado.

No entanto, para obter melhores resultados, procure sempre enxaguantes bucais que sejam a base de CPC e fluoreto. As fórmulas com álcool devem ser evitadas ao máximo.

Enfim, vamos conferir agora um passo a passo para você utilizar corretamente o enxaguante bucal.

Passo a Passo Para Usar o Enxaguante Bucal

Enfim, agora que você já sabe a importância desse produto, é hora de aprender como usá-lo de forma correta, para obter os melhores resultados. Confira abaixo:

1 – Preencha o copinho medidor com, em média, 20ml do produto

A medição pode ser feita facilmente, utilizando o próprio copinho que acompanha o produto. Então, siga a marcação corretam e despeje o produto até que tenha quantidade suficiente.

2 – Faça bochechos durante 30 segundos

Esse é o tempo ideal de ação do produto. Pois isso é importante para que você obtenha bons resultados, e elimine a maior parte das bactérias. Após esse tempo, cuspa todo o líquido na pia, sem ingerir.

3 – Não lave a boca após usar o enxaguante bucal

É importante que você evite lavar a boca, ou beber água após usar o enxaguante. Caso você faça isso, irá retirar parte do produto, podendo reduzir ou até mesmo eliminar sua ação. Portanto, espere algum tempo até que ele faça efeito.

4 – Não se esqueça de que essa é a última parte da higiene bucal

Você deve usar o enxaguante apenas no fim do processo. Ou seja: escova e fio dental antes de tudo. Após isso, pode utilizar normalmente o produto enxaguante, conforme nosso passo a passo.

E não deixe de agendar uma avaliação na JM Odontologia Integrada. Pois teremos o maior prazer em atendê-lo!

Atendemos pelo telefone (11) 5587-2121, WhatsApp (11) 94761-0649 e também pelo e-mail: contato@jmodontologiaintegrada.com.br.



source https://jmodontologiaintegrada.com.br/o-que-e-e-como-usar-o-enxaguante-bucal-confira-aqui/

Tuesday, February 16, 2021

Dicas de Cuidados Essenciais Com os Dentes – Acompanhe Aqui!

Ei, leitores e leitoras! Como estão? No post de hoje, nós, da JM Odontologia Integrada, trouxemos um assunto muito importante: Dicas de cuidados essenciais com os dentes.

Afinal de contas, cuidados com os dentes nunca são demais. Siga essas dicas importantes para que sua saúde bucal esteja em dia sempre, com cuidados simples.

5 Dicas de Cuidados Essenciais Com os Dentes

Então, confira aqui quais são os 5 cuidados essenciais que devemos ter com os dentes, para garantir a nossa saúde bucal:

1 – Escovar os dentes após cada refeição

O cuidado mais básico e que jamais deve ser esquecido, é a escovação após cada refeição que você fizer.

Os dentes devem ser higienizados de forma adequada, com uma escova de boa qualidade, e alcançando todos os cantos da boca para uma perfeita limpeza. Assim, evita-se o acúmulo de sujeira.

Enfim, uma boa escovação ajuda a ter uma boca saudável, com bom hálito e com menos chances de desenvolver cáries.

2 – Usar os produtos de higiene bucal adequados

Pastas de dentes, enxaguante bucal, escovas, fio dental… Enfim, devemos utilizar todos esses produtos. Mas fique atento à composição de cada um. Assim como a sua indicação também.

Além disso, procure sempre tirar suas dúvidas com o dentista, a respeito das melhores marcas desses produtos, e da melhor forma de usar cada um.

3 – Evitar o consumo de alimentos que causam cáries

Consumir em excesso doces, balas, alimentos muito duros e até mesmo chicletes, prejudicam, e muito, a boa saúde bucal. E colocam seus dentes em risco.

O açúcar é um grande inimigo dos dentes. Portanto, fique atento e evite consumir esses alimentos no dia a dia.

Além disso, quando ingerir doces, chocolates e outros, escove sempre os dentes em seguida. Esse é um dos cuidados essenciais com os dentes

4 – Ir ao dentista a cada 6 meses

Muitas pessoas negligenciam a ida ao dentista e deixam a visita apenas para o momento de dor. Ir ao dentista regularmente pode evitar consideravelmente episódios de dores nos dentes.

Vá ao dentista a cada seis meses, faça uma avaliação e elimine problemas ainda no estágio inicial.

A visita será agradável, e tranquila se você respeitar essa periodicidade. E você ainda previne uma série de outros problemas.

5 – Cuidados essenciais com os dentes – a importância de usar o fio dental todos os dias

O fio dental é um grande aliado da saúde bucal. Porém, as pessoas o esquecem com frequência. Usando o fio corretamente e todos os dias, você elimina os restos de comida que ficam entre os dentes.

Com isso, você acaba com os causadores do mau hálito. Assim como também previne cáries e doenças como a gengivite.

Então, agora que você já conhece quais são os 5 cuidados essenciais com os dentes, é só agendar uma avaliação na JM Odontologia Integrada o quanto antes.

Atendemos pelo telefone (11) 5587-2121, WhatsApp (11) 94761-0649 e também pelo e-mail: contato@jmodontologiaintegrada.com.br.



source https://jmodontologiaintegrada.com.br/dicas-de-cuidados-essenciais-com-os-dentes-acompanhe-aqui/

Monday, February 1, 2021

5 Hábitos Que Afetam os Dentes – Confira Tudo Aqui!

Olá, leitores! Tudo bem? Você se preocupa com a sua saúde bucal? Então, nós da JM Odontologia Integrada, iremos te apresentar 5 Hábitos Que Afetam os Dentes.

Por isso, trouxemos hoje uma lista com o5 desses hábitos que são prejudiciais para seus dentes, e os motivos pelos quais você deve evitá-los. Confira!

1 – Roer as unhas

Um hábito comum de muitas pessoas e que, apesar de parecer banal, pode ser bastante prejudicial para seus dentes.

Afinal de contas, roer as unhas com frequência pode vir a provocar desgaste no esmalte dentário, e até rachaduras ou lascas.

Além disso, as unhas carregam consigo diversas bactérias, que podem causar infecções na boca ou nos dentes. Portanto, evite ao máximo esse péssimo hábito!

2 – Fumar – hábito que afeta os dentes

O fumo é um dos grandes inimigos do nosso organismo. Assim como da nossa saúde bucal também.

Além de amarelar, manchar os dentes e escurecer o esmalte dentário, pode levar ao desenvolvimento de doenças na gengiva.

Com o tempo, essas doenças gengivais podem causar, até mesmo, à perda dos dentes.

Além disso, o mau hálito é frequente em fumantes. Por isso, é importante levar em conta esses e outros malefícios do cigarro, e procurar vencer esse vício.

3 – Mastigar em apenas um lado da boca

Mastigar em apenas um lado da boca é um dos 5 hábitos que afetam os dentes, pois causa o desgaste nos dentes em apenas um dos lados da boca.

Com o tempo, isso pode propiciar uma desigualdade no tamanho dos seus dentes, e até causar problemas na musculatura do maxilar.

Procure mastigar sempre dos dois lados, de forma mais equilibrada.

4 – Ranger os dentes

Já ouviu falar em bruxismo? Nesse problema, a pessoa costuma pressionar e friccionar os dentes um contra o outro, seja durante o sono ou mesmo acordado.

O bruxismo precisa de tratamento, pois o atrito constante pode vir a enfraquecer a estrutura dental e desgastar o esmalte.

Rachaduras e lascas podem ocorrer. Além disso, as dores no maxilar podem ser constantes também.

5 – Substituir o fio dental pelo palito de dentes

O fio dental é a ferramenta ideal para que você tenha uma perfeita limpeza entre os dentes. O palito de dentes, ao contrário, não é nada recomendado.

Ele, além de não fazer a completa remoção dos resíduos, costuma causar ainda pequenos ferimentos na gengiva, que podem ser porta aberta para infecções bacterianas.

Sendo assim, use sempre o fio dental. Pois, evitando ao máximo esses hábitos, você contribui para uma boa saúde bucal e garante a conservação de seus dentes.

Enfim, entre em contato com a JM Odontologia Integrada, e agente uma avaliação.

Atendemos pelo telefone (11) 5587-2121, WhatsApp (11) 94761-0649 e também pelo e-mail: contato@jmodontologiaintegrada.com.br.



source https://jmodontologiaintegrada.com.br/5-habitos-que-afetam-os-dentes-confira-tudo-aqui/

Friday, January 29, 2021

Como Escolher Uma Escova de Dentes – 5 Dicas Infalíveis!

Olá, leitores! Como estão? No post de hoje, nós, da JM Odontologia Integrada, daremos ótimas dicas de como escolher uma escova de dentes.

Afinal de contas, apesar de ser um item simples, muitas pessoas não sabem como escolher a melhor escova de dente.

Hoje, vamos falar um pouco sobre essa ferramenta importante da higiene bucal, e dar algumas dicas para que você escolha sua escova com segurança, para garantir bons resultados na escovação.

5 Dicas Para Escolher Uma Escova de Dentes

Se você já sentiu problemas na escovação, então, você deve rever seus conceitos na hora de escolher sua próxima escova. Então, confira abaixo nossas dicas de como escolher uma escova de dentes:

1 – Formato

Tudo é importante na hora de escolher uma escova de dentes, e a primeira observação é em relação ao formato. O ideal é que a escova possua um formato da ponta mais fino, para alcançar os dentes mais escondidos.

Pois algumas escovas têm o formato retangular sem variações. E isso pode dificultar na hora de alcançar os dentes que ficam na parte posterior.

Portanto, opte por modelos com pontas mais arredondadas e finas.

2 – Tipos de cerdas

As cerdas da escova escolhida devem ser macias. Nada de usar escovas duras. As escovas macias não ferem a gengiva. Assim como também não retiram o esmalte dos dentes.

Além disso, essas cerdas devem ser volumosas e com pontas arredondadas, maximizando a retirada de placa.

3 – Cabo

Ergonomia é a palavra chave na hora de escolher sua escova de dentes. O cabo deve permitir uma boa pegada, que evite escapes no momento da escovação, mantendo a mão do usuário bem firme.

Pois, além de evitar acidentes e machucados na gengiva, também facilita o processo de escovação.

4 – Escova para quem usa aparelho

Se você usa aparelho dentário, optar por uma escova ortodôntica é muito importante, para que se garanta uma higienização perfeita.

Esse tipo de escova, com formato específico para limpar dentes e aparelho, possibilita uma escovação detalhada, que os tipos normais não oferecem para quem está passando por uma correção na posição dos dentes.

5 – Avalie se vale a pena comprar uma escova elétrica

As elétricas são boas opções, principalmente para pessoas mais idosas, ou com a mobilidade reduzida.

A retirada da placa é bem eficiente. Assim, ela garante que o usuário tenha um bom resultado ao retirar a placa e resíduos de forma mais fácil.

Sendo assim, não deixe de entrar em contato com a JM Odontologia Integrada, e agendar uma avaliação.

Atendemos pelo telefone (11) 5587-2121, WhatsApp (11) 94761-0649 e também pelo e-mail: contato@jmodontologiaintegrada.com.br.



source https://jmodontologiaintegrada.com.br/como-escolher-uma-escova-de-dentes-5-dicas-infaliveis/

Monday, January 18, 2021

Ansiedade e Bruxismo – Confira Aqui Qual a Relação

Olá leitores! Como estão? No post de hoje, falaremos sobre a ansiedade e bruxismo, e como tratar esse problema tão incômodo.

Você já reparou se costuma apertar muito os dentes, e a região do maxilar, quando se sente estressado ou ansioso durante o dia?

Ou talvez já ouviu alguém mencionar que você rangeu muito os dentes enquanto dormia. Isso pode ser bruxismo.

Esse problema é bastante comum e possui duas versões diferentes, que apresentam causas e tratamentos diversos. Enfim, continue lendo e entenda mais sobre esse assunto.

O Que é Bruxismo?

O bruxismo nada mais é que uma doença oral, que leva o paciente a ranger ou apertar continuamente os dentes quando está dormindo. Até mesmo quando está acordado, em alguns casos.

Além disso, o bruxismo pode estar ligado a vários fatores, dependendo do momento em que acontece, se é durante o dia, ou à noite.

Então, vamos conhecer um pouco mais sobre os tipos de bruxismo, e a importância de procurar ajuda para controlar esse problema.

Bruxismo Diurno e Noturno

Existem dois tipos de bruxismo, sendo que ambas possuem causas diferentes. São eles:

  • Bruxismo diurno

No caso do bruxismo diurno, a pessoa afetada aperta os dentes, e a região do maxilar de forma involuntária. Com isso, ela causa uma pressão na área dos dentes e ossos da região.

Esse tipo acontece por fatores de ordem emocional, como o estresse, a ansiedade, tensões do dia a dia, entre outros.

No geral, o problema não causa consequências graves. Porém, pode trazer reações desagradáveis, como dores de cabeça fortes, desgaste dos dentes, tensão em ossos da face, sangramentos gengivais, etc.

Portanto, o tratamento da ansiedade e bruxismo diurno devem ser feitos de forma simultânea.

  • Bruxismo noturno

No caso do bruxismo noturno, o ranger dos dentes ocorre à noite. Nesse caso, ele não acontece por estresse e tensão, mas sim, por distúrbios relacionados ao sono, ou ao uso de medicamentos antidepressivos.

Aliás, muitas pessoas acreditam que o bruxismo noturno acontece em um dia estressante. No entanto, não é bem assim.

Além de ser provocado pelos fatores já citados, pode também ser causado por problemas neurológicos ou respiratórios, como a apneia do sono.

Como Tratar Ansiedade e Bruxismo

O tratamento para o bruxismo vai depender das causas do problema. Assim como de uma análise criteriosa do seu dentista, para definir a melhor alternativa.

Para o tratamento do bruxismo diurno, podem ser usadas placas nos dentes, ou mesmo um app para acompanhar o progresso do paciente no controle do problema.

No entanto, é necessário que o paciente se mantenha firme, e controle a pressão nos dentes.

No caso do bruxismo noturno, costuma-se usar medicamentos e placas nos dentes.

Além disso, se o problema estiver relacionado à ansiedade e estresse, então, tratamentos paralelos, como consultas psicológicas, por exemplo, também ajudam a melhorar a qualidade do sono.

O ideal é que, ao notar que você possa estar passando pelo problema, consulte seu dentista e procure pela orientação e tratamentos adequados ao seu quadro.

Enfim, entre em contato com a JM Odontologia Integrada, e agente uma avaliação.

Atendemos pelo telefone (11) 5587-2121, WhatsApp (11) 94761-0649 e também pelo e-mail: contato@jmodontologiaintegrada.com.br.



source https://jmodontologiaintegrada.com.br/ansiedade-e-bruxismo-confira-aqui-qual-a-relacao/